Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

"Extinção!"

Instalação de Suzete Venturelli

ABERTURA
31 julho, 2014 - 19h00
VISITAÇÃO
31 de julho a 10 de setembro de 2014
O Paço das Artes inaugura a mostra Extinção!, instalação da artista Suzete Venturelli, no dia 31 de julho de 2014 (quinta-feira), às 19h, no Espaço do Quadrado. A entrada é gratuita.

A artista foi convidada por Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, a desenvolver um projeto em realidade aumentada. Extinção! é composta por um sistema computacional de game arte, considerando a hibridização entre arte, ativismo, design, computação pervasiva e ubíqua (conceito relacionado à inteligência artificial), e realidade aumentada.

O público é convidado a jogar em uma máquina de pegar bichinhos, na qual poderá, num tempo determinado, pegar bolinhas com marcadores que mostram um mico-leão virtual, modelado em software livre de modelagem 3D. Os marcadores são visualizados em softwares de realidade aumentada, através de câmeras instaladas em computadores ou em dispositivos móveis como celulares.

O visitante poderá levar a bolinha que conseguir pegar. Para jogar, é necessário comprar fichas (R$ 3), que serão inseridas na máquina para iniciar o sistema. O recurso arrecadado com o a máquina será doado para o Greenpeace, para que seja investido na conscientização da importância da preservação de florestas para a sobrevivência de espécies vivas.

De acordo com Suzete Venturelli, a poética relaciona a imagem virtual com a situação das espécies vivas de nosso planeta, que sofrem ameaça pelo desmatamento, entro outros fatores. Na parte externa da máquina, haverá informações sobre extinção no Brasil.


Extinção!
Instalação de Suzete Venturelli
Abertura 31 de julho de 2014, 19h
Até 10 de setembro de 2014
Grátis | Livre

Parcerias: Universidade de Brasílía, Midialab-Unb e Greenpeace
Equipe artistas computacionais: Anelise Witt, Gabriel Z. Dos Anjos e Máncel Martínez
Pesquisador de realidade aumentada: Edison Pratini

Na mesma ocasião, ocorre a abertura da mostra “Sala de Leitura”, do artista Bruno Moreschi



A instalação de Suzete Venturelli dialoga com conceitos como realidade aumentada e preservação ambiental (Foto: divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms