Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

3º Paço Comunidade | mesa-redonda Mônica Nador

VISITAÇÃO
1º Encontro Paço Comunidade: cultura e sociedade
Data: sexta-feira, 13 de março de 2015 >> 15h às 17h

Mesa-redonda sobre exposição Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade
Data: sábado, 14 de março de 2015 >> 16h
Sala do Triângulo >> 50 vagas
1º Encontro Paço Comunidade: cultura e sociedade

Desde 2013 o Paço das Artes desenvolve o Paço Comunidade, programa pensado para ampliar as ações na comunidade do entorno. A partir das reflexões motivadas por esta ação e com o objetivo de fomentar e ampliar a discussão sobre acessibilidade sociocultural, o Paço das Artes promove, em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional (PACTO), do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, o 1º Encontro Paço Comunidade: cultura e sociedade. A atividade ocorre no dia 13 de março, às 15h. A entrada é gratuita.

Integrarão a mesa o professor Dr. Celso Favaretto da Faculdade de Educação da USP, a professora Dra. Elisabeth Lima, do Departamento de Terapia Ocupacional da USP, e Gabriela Aidar, coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca do Estado. Os palestrantes conversarão com o público sobre as relações entre acessibilidade, educação, saúde, arte e instituição cultural.

Saiba mais sobre o Paço Comunidade

O projeto conta com a parceria do programa Aproxima-AÇÃO (da Pró-reitoria da USP) e da Associação Metodista Livre Agente (ONG localizada no Jardim São Remo). “A ação surgiu no sentido de o Paço das Artes poder contribuir na formação em arte contemporânea de um público muitas vezes carente nesta área”, afirma Priscila Arantes, diretora e curadora do Paço das Artes | idealizadora do Paço Comunidade. Nas edições anteriores, o programa recebeu a participação de artistas como Anderson Rei, que ministrou uma intervenção urbana, e Alberto Tembo, que convidou os participantes a realizar uma obra-jogo. 


Sobre o PACTO

O Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional - PACTO, do curso de terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), é um grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq desde 1996, de caráter interdisciplinar, que tem o compromisso de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária no campo da interface arte, saúde, cultura e educação. Sua população alvo são profissionais e estudantes das artes e da saúde, e populações em situação de vulnerabilidade em função de deficiências, sofrimento mental e/ou risco social

SERVIÇO
1º Encontro Paço Comunidade: cultura e sociedade
Data: sexta-feira, 13 de março de 2015
Horário: 15h às 17h
Local: Paço das Artes (Sala Triângulo)
50 vagas
Inscrição: educativo@pacodasartes.org.br ou 3814.4832


Palestrantes

Celso Fernando Favaretto
Licenciado em Filosofia (1968) pela FFCL da Universidade Católica de Campinas, hoje, PUCCAMP. Mestre (1978) e Doutor (1988) em Filosofia pela FFLCH da USP, área de Estética. Livre-docente (2004) pela Faculdade de Educação da USP. Foi professor da Faculdade de Educação da USP, na Licenciatura em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação(1985-2010). Atualmente, é professor-associado aposentado atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

É autor dos livros Tropicália, Alegoria Alegria (1979, Ed. Kairós). 4.ed. Ateliê Editorial: 2008) e de A Invenção de Hélio Oiticica (1992). 2.ed. Edusp ( 2000). Foi membro fundador e coordenador do Centro de Estudos de Arte Contemporânea e da revista Arte em Revista (1979-1985) de pesquisa, documentação e análise da produção artístico-cultural brasileira dos anos 1960-70. Membro do conselho editorial de várias revistas de filosofia, artes e educação.

Elizabeth Lima
É terapeuta ocupacional, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com pós-doutorado em Artes pela University of the Arts - London. Professora do Curso de Terapia Ocupacional da USP e orientadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP-Assis. É autora de Arte, clínica e loucura: território em mutação (Summus/Fapesp, 2009) e de diversos artigos em coletâneas e periódicos. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional da USP. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface arte, cultura e saúde e nos estudos da subjetividade.

Gabriela Aidar
É graduada em História pela USP, especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea, e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da USP. Obteve o título de Master ofArts in MuseumStudies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra.Foi coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo e atualmente coordena os Programas Educativos Inclusivos deste museu.

**

Mesa-redonda sobre a mostra Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade

No dia 14 de março (sábado), às 16h, o Paço das Artes realiza uma mesa-redonda sobre a exposição Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade. O bate-papo terá a participação da artista plástica Mônica Nador, dos professores e pesquisadores Miguel Chaia e Mauro Pinto de Castro, e de Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes | idealizadora do Paço Comunidade. A entrada é livre e gratuita.

Mauro Pinto de Castro é professor de geografia da rede pública, membro do Núcleo Aparecida Gerônimo, integrante do Coletivo Popular e colaborador do JAMAC.

Miguel Chaia é professor do Departamento de Política do curso de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-SP e pesquisador do Núcleo de Estudos de Arte, Mídia e Política desta universidade.

A mostra é resultado de oficinas colaborativas de estêncil realizadas em parceria com a artista visual Mônica Nador, o JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube) e o Paço Comunidade (projeto concebido em 2013 por Priscila Arantes, diretora e curadora do Paço das Artes).

O Paço Comunidade é uma ação que visa criar um diálogo entre a instituição e seu entorno, em especial, o bairro Jardim São Remo. Trata-se de um projeto de formação em arte, ministrada por um artista contemporâneo convidado, que culmina em intervenções na comunidade ou no Paço das Artes.

“Convidamos Mônica Nador – referência na área de arte/ comunidade – para o desenvolvimento de oficinas semanais realizadas na Associação Metodista Livre Agente – Girassol, localizada na comunidade São Remo. Esta ação foi pensada com o objetivo de trazer o resultado da atividade para espaço expositivo em 2015”, explica Arantes.

As participantes da oficina criaram estampas em tecidos que foram transformadas em roupas pelo designer têxtil Renato Imbroisi, e que serão exibidas nesta mostra. No dia da abertura, houve um desfile com as peças, que atualmente integram a mostra.

A exposição apresentará também padronagens do acervo de atividades arte-educativas do JAMAC, a ação “Paredes Pinturas”, desenvolvida pela artista desde seu mestrado, e uma mostra de vídeos com curadoria da cineasta Thais Scabio.

Segundo Mônica Nador, o título da mostra nasceu com o convite do Paço das Artes por sua trajetória de 10 anos com o JAMAC, organização sem fins lucrativos que fundou na zona sul de São Paulo. “O ateliê segue aberto fomentando o desenvolvimento sócio-artístico na periferia e pretende consolidar a estamparia como o meio de sustentabilidade do projeto”, completa. De acordo com a artista, o acervo de padronagens é rico em motivos que vão desde os geométricos, passando aos étnicos até os infantis e o processo de criação das estampas parte sempre dos mesmos princípios: os participantes são estimulados a desenhar objetos concretos com os quais têm alguma ligação afetiva, relacionados ao seu cotidiano.

SERVIÇO
Mesa-redonda sobre exposição Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade
Data: sábado, 14 de março de 2015
Horário: 16h
Local: Paço das Artes (Sala Triângulo)
50 vagas
Paço Comunidade 2013

Oficina de estêncil ministrada por Anderson Rei no Paço das Artes (Foto: Divulgação)
Mônica Nador + JAMAC + Paço Comunidade

O bate-papo terá a participação de Mônica Nador, Miguel Chaia, Mauro Pinto de Castro e Priscila Arantes (diretora e curadora do Paço das Artes)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms