Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

Diálogos Estéticos VII

Arquivo, Acervo e Colecionismo

VISITAÇÃO
17 de outubro de 2013, às 19h30
Inscrições pelo telefone (11) 3814-4832 ou e-mail educativo@pacodasartes.org.br
Atividade gratuita – inscrições abertas
No dia 17 de outubro, quinta-feira, às 19h30, o Paço das Artes realiza o sétimo e último encontro de 2013 da série Diálogos Estéticos. Integrando a programação paralela da exposição Arquivo Vivo, os convidados Denise Mattar e Miguel Chaia conversam com o público sobre arquivo, acervo e colecionismo. Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, faz a mediação do debate. 

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3814-4832 ou pelo email educativo@pacodasartes.org.br, com nome completo, e-mail e telefone.

A curadora Denise Mattar irá apresentar noções históricas do surgimento do conceito de arte e colecionismo. Em seguida, discutirá sobre a relação entre os temas e apresentará exemplos das principais coleções públicas e privadas do Brasil.

Já o colecionador Miguel Chaia irá debater sobre as especificidades e paradoxos entre arte e colecionismo. Chaia assinalará também a rede de ligações e instituições que sustentam a relação mercadológica, os mecanismos que fomentam a atividade do colecionador e a utilização do colecionismo como recurso para a produção artística.


Sobre os encontros da série Diálogos Estéticos

O Paço das Artes promove a série de encontros sobre arte contemporânea Diálogos Estéticos pelo quarto ano. Ao longo de 2013, acontecem sete encontros, todos gratuitos. Os debates visam ampliar a compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber. Críticos de arte, professores, educadores e artistas dividem a mesa para expor seus pontos de vista e discutir a questão da difusão e da recepção da arte contemporânea.

Sobre os convidados

Denise Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira (1985 a 1987), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (de 1987 a 1989) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (de 1990 a 1997). Como curadora independente, realizou exposições retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Ismael Nery , Pancetti e Samson Flexor.

Miguel Chaia é doutor em sociologia pela USP (1989). Atualmente é professor-associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi editor da revista São Paulo em Perspectiva da Fundação SEADE. Atualmente é editor da EDUC – editora da PUC/SP e coordenador e pesquisador do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP.


DIÁLOGOS ESTÉTICOS VII
17 de outubro de 2013, às 19h30
Inscrições pelo telefone (11) 3814-4832 ou e-mail educativo@pacodasartes.org.br
Atividade gratuita – inscrições abertas

Foto tirada durante o sexto encontro de 2013 da série Diálogos Estéticos (Cristiane Almeida / Divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms