Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Palestra

Diálogos Estéticos: arte, subjetividade e experiência

DATA
22 novembro, 2012 - 19h30
VISITAÇÃO
Dia 22 de novembro de 2012, quinta-feira, às 19h30
Atividade gratuita - inscrições abertas

O Paço das Artes promove o último encontro da série de debates Diálogos Estéticos no dia 22 de novembro, quinta-feira, às 19h30. A atividade é gratuita - para participar, basta se inscrever pelo telefone (11) 3814-4832 ou através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br. Quem se inscrever por e-mail deve informar nome completo e telefone para contato.

O programa tem como objetivo ampliar a compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber. 

Diferentemente do que foi divulgado anteriormente, Suely Rolnik não estará presente no encontro. Em seu lugar, Jorge Menna Barreto compõe a mesa com Afonso Luz, para falar sobre arte, subjetividade e experiência. Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, faz a mediação do encontro.

Luz fala sobre como o campo da arte contemporânea se confunde com o do “design de experiência”, fazendo surgir níveis de subjetividade e de relacionamento com a obra de arte que são atravessados pelo campo da moda e da economia criativa em geral, constituindo novos marcos na esfera social de fruição e no meio de valoração da arte como “experiência”, desfazendo horizontes do experimentalismo e da contracultura. Ele propõe pensar trabalhos recentes de Ricardo Basbaum neste campo de potências, de modo a refletir horizontes no presente da arte e perspectivas que mantenham as necessidades de diferenciação e autonomização estética frente uma economia que pretende gerir de forma absoluta a imaterialidade e a inteligência do mundo atual.

Já Menna Barreto propõe um estudo de caso sobre a obra de sua autoria Café educativo. O projeto data de 2007, ano em que Barreto ocupou o cargo de coordenador do núcleo educativo do Paço das Artes. Em 2008, a obra foi montada pela primeira vez no projeto Arte e Esfera Pública no Centro Cultural São Paulo. Em 2011, participou do Panorama de Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), onde foi adquirido pela instituição. A obra consiste na instalação de um ambiente de mediação espontânea no espaço expositivo, onde é servido café para o público visitante. A diferença de um café convencional é o fato do atendente ser também um mediador educativo, assim preparado para conversar com o público sobre a exposição em cartaz.

Afonso Luz é graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FLCH-USP), é crítico de arte e consultor nas áreas de política cultural, economia criativa, design e moda. Atuou no Ministério da Cultura como diretor de Estudos e como secretário de Políticas Culturais. Foi responsável pela gestão estratégica do Plano Nacional de Cultura e do Sistema Nacional de Indicadores e Informações Culturais. Colaborou no Monumenta— Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura.

Jorge Menna Barreto é graduado em artes plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre e doutor em poéticas visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua como artista, educador, crítico e pesquisador.

DIÁLOGOS ESTÉTICOS: ARTE, SUBJETIVIDADE E EXPERIÊNCIA
Dia 22 de novembro de 2012, quinta-feira, às 19h30
Atividade gratuita
Inscrições através do telefone (11) 3814-4832 ou pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br

REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms