Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

Publicação, acervo e registro

Colóquio

ABERTURA
07 março, 2015 - 15h00
VISITAÇÃO
7 e 8 de março de 2015 >> das 15h às 18h
Grátis
IMPRENSA
DOWNLOADS
O Núcleo TRÍADE e o coletivo CARTOGRÁFICO --grupos de dança contemporânea autogestionários sediados na cidade de São Paulo-- convidam interessados para o colóquio "Publicação, Acervo e Registro", atividade gratuita que ocorre nos dias 7 e 8 de março de 2015 (sábado e domingo), no Paço das Artes.

O objetivo do colóquio é discutir a produção de materialidades - publicações, acervos e arquivos - que desafiem (ou debatam) a efemeridade ontológica das artes performativas. O sábado será dedicado a projetos das Artes Visuais, com a presença de Ana Luisa Lima - editora da revista Tatuí e Graziela Kunsch - artista e editora da revista Urbânia. No domingo, projetos de Dança, com a presença de Nirvana Marinho - coordenadora do Acervo Mariposa e do projeto Plataforma78.net e de Sheila Ribeiro - coordenadora do Projeto 7X7.

A atividade integra o projeto Liminaridade| 5 movimentos, contemplado pela 17a edição do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, realizado conjuntamente pelos dois núcleos artísticos ao longo de 2015. TRÍADE e CARTOGRÁFICO desenvolvempesquisas liminares, que buscam elastizar possíveis fronteiras da dança contemporânea, aproximando- a de outros campos de conhecimento estético, poético e político - primordialmente das artes visuais, do urbanismo e da geografia. Agora, na pesquisa Liminaridade, com o intuito de oxigenar, aprofundar e radicalizar suas práticas fronteiriças, pretendem confluir suas trajetórias em 5 movimentos, cujos focos são: 1. publicação, acervo e registro; 2. cidade, deriva e cartografia; 3. des_fronteiras entre as artes; 4. arte-ativismo; 5. corpo como construção performativa. Este Colóquio é o disparador do movimento#1.

Serviço:

COLÓQUIO - " PUBLICAÇÃO, ACERVO E REGISTRO "
7 e 8 de Março de 2015 >> sábado e domingo>> das 15h às 18h
Grátis
Paço das Artes | Espaço do Triângulo
Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária; tel.: 11 3814 4832

Currículos_Convidadas

Ana Luisa Lima
É crítica de arte e pesquisadora do tema: literatura e artes visuais – imagem e narrativa. Editora da revista Tatuí (PE) desde 2006. Nos últimos 6 anos, tem-se dedicado a pesquisas relacionadas às residências artísticas e feito parcerias com Espaços Autônomos como JA.CA Centro de Arte Jardim Canadá/Jardim Canadá Art Center (Nova Lima-MG) e Ateliê Aberto (Campinas-SP). Colunista da revista online Vacatussa (http://www.vacatussa.com/colunas/anachronikas-ana-luisa-lima/). Integra o conselho editorial e é colunista do jornal de assuntos latino americanos "Jornal de Borda". Atualmente, faz parte do grupo de crítica do Centro Cultural São Paulo.

Graziela Kunsch
Artista, editora, crítica, curadora e educadora. Os projetos de Graziela Kunsch frequentemente implicam em um alargamento do chamado “público da arte”, relacionando-se com contextos políticos e sociais. Dentro do contexto da arte, ela costuma dar respostas críticas a certos modos de funcionamento das instituições. Editora da revista Urbânia. Cocuradora dos projetos internacionais Arte e esfera pública e Esboço para novas culturas:
projetos de cidades em debate (urbania4.org/debates) e curadora da mostra CINEMA PERIGOSO DIVINO MARAVILHOSO. Foi artista-residente no projeto The Grand Domestic Revolution (Casco, Utrecht, 2010 e 2011). Entre as suas exposições estão a 29a e a 31a Bienal de São Paulo. Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP e membro do
grupo História da Experimentação no Cinema e na Crítica. Website: naocaber.org 

Nirvana Marinho
Artista da dança. Gestora Cultural. Graduada em 1999 pela UNICAMP, no curso de Dança (bacharelado e licenciatura). Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (junho,2002) com a pesquisa “Modos do Corpo se Comunicar: O Gesto na Dança”. Doutora (2006, PUC-SP) sob orientação da Profa. Helena Katz na pesquisa “As políticas do corpo contemporâneo: Lia Rodrigues e Xavier le Roy“. Especialização em Gestão Cultural, SENAC EAD, 2010-2011, em andamento. Participante do Programa de Capacitação em Projetos Culturais – parte avançada do MINC-FGV (de março 2011-2012). De junho/2003 à dez/2005, atuou como co-editora do site idança.net. Foi colaboradora mensal do site idança.net em 2007. Em 2008, atuou na UNESP como professora convidada do grupo de dança IAdança e no projeto Dança Vocacional da Secretaria Municipal de São Paulo. Em 2008-2009, realiza o projeto Acervo Mariposa como coordenadora geral com patrocínio PETROBRAS, na implementação do acervo de vídeos de dança e de ações educativas em torno da memória. Desde 2006, se dedica a gestão do Acervo Mariposa, programa cultural de gestão do acervo de vídeos de dança.

Sheila Ribeiro
Artista transmídia, interessada pelas dinâmicas da comunicação contemporânea, poetiza tensões estético-politicas da cultura digital através de conceitos, eventos, coreografias, instalações, audiovisuais, psico-esculturas e webArt. dona orpheline é o seu heterônimo transitivo e zona de colaboração. Coabita com redes ligadas às artes, à comunicação e à saúde mental (cruzadas ou não) - na tensão analógico-digital. é consultora em desenvolvimento d epoliticas publicas para as artes. Representada pela galeria Q Contemporary (Beirute), trabalha com seu marido, o antropólogo italiano Massimo Canevacci, faz parte da cia de conceitos chamando ela, é consultora artística no campo de refugiados FGC, El Buss (Tiro). Colaboradores representativos: Bénoit Lachambre, Wagner Schwartz, Sophie Deraspe.

Colóquio é um espaço de conversação despojado das formalidades de outros eventos como seminários e simpósios (Fonte: Dicionário inFormal)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms