Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

Paço Criança no FESTIM

Espetáculo 13 Gotas

VISITAÇÃO
06 de dezembro de 2014,
14h30, 15h30, 16h30 e 17h30
Quanta água há no planeta? Do total de água, quanto dela é possível se utilizar? A água do mar é potável? São essas algumas reflexões que a peça 13 Gotas, novo espetáculo da companhia de teatro BuZum!, faz ao público. O projeto, que viaja de ônibus por todo o país para levar teatro às crianças que estão na escola, tem quatro anos de existência, e já se apresentou para mais de 160 mil crianças em todas as regiões do país. No dia 6 de dezembro, o BuZum! se apresenta no Paço das Artes, integrando a programação do FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura

Voltada para estudantes de escolas públicas, o BuZum! percorre o país levando teatro onde não há. Com apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, o projeto existe há quatro anos, tendo alcançado mais de 160 mil crianças em todas as regiões do país. Em seu sexto espetáculo, o projeto toca num dos assuntos mais importantes da atualidade para mobilizar e levar as crianças a refletirem sobre o uso da água em seus cotidianos. As sessões são gratuitas, voltadas para crianças de 3 a 11 anos.

As 13 gotas

A tese das ’13 gotas’ surgiu de um estudo do instituto Akatu, mostrando que a cada 10 litros de toda a água do planeta, somente 13 gotas são consumíveis pelos humanos. ‘Apesar do planeta ser coberto de água, nem todos sabemos que nem toda água pode ser utilizada’, conta Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem. 

A peça

Num laboratório, dois cientistas ‘malucos’ explicam para os alunos, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Desde a gestação, quando os humanos estão imersos em líquido uterino, até nos alimentos, nos órgãos do corpo e na natureza. Os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido – são mostrados, assim como os ciclos de chuvas. ‘A peça mostra como estamos imersos em água, e muitas vezes não notamos’, conta Mariane.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está em tudo: no céu, nas nuvens, embaixo da terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar exatamente quais partes do planeta têm água salgada, nos mares, e água doce, em seus rios, em menor quantidade. E que, por isso, é preciso que se tenha consciência do uso desse bem do chamado ‘planeta azul’. 

BuZum!

A companhia mantém e desenvolve a premissa de unir o teatro à educação, tendo se apresentado em mais de 250 escolas, num total de 120 mil quilômetros rodados. Nos quatro anos em que está na ativa, e 3.600 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de mais de 160 mil crianças em 125 cidades (entre São Paulo, Rio, Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Bahia). Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 55 espectadores por sessão. 

Educação

O projeto disponibiliza para as escolas, em parceria desenvolvida com o Instituto Saberes, material pedagógico desenvolvido especialmente para os educadores trabalharem temas transversais em sala de aula. Além disso, montou um ‘kit teatrinho’ para as crianças que participam a fim de se aproximarem da arte de interpretar. 

PAÇO CRIANÇA
Apresentação do espetáculo 13 Gotas
6 de dezembro de 2014
14h30, 15h30, 16h30 e 17h30
Grátis | Livre

Foto: BuZum! / Divulgação

Foto: BuZum! / Divulgação

Foto: BuZum! / Divulgação

Foto: BuZum! / Divulgação
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms