Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

3ª e 4ª Temporada de Projetos 2014

ABERTURA
07 julho, 2014 - 19h00
VISITAÇÃO
7 de julho a 10 de setembro de 2014
IMPRENSA
DOWNLOADS
O Paço das Artes --instituição da Secretaria da Cultura-- abre no dia 7 de julho as terceira e quarta edições da Temporada de Projetos 2014 com mostras de Beto Shwafaty, Erica Ferrari, Laila Terra, Luísa Mota, Marcelo Amorim e Victor Leguy. Na ocasião, haverá visita guiada com os seis artistas. A entrada é gratuita.

A Temporada de Projetos é um programa de fomento, que abre espaço à produção artística, curatorial e crítica desde sua criação em 1997. Por meio de edital, são selecionados anualmente dez projetos (nove de artistas e um de curadoria). "A Temporada de Projetos é um espaço de difusão, estímulo e de mapeamento da jovem arte contemporânea brasileira", diz Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes. 

Saiba mais sobre as exposições abaixo:

A instalação Remediações, de Beto Shwafaty, é o resultado de uma exploração a respeito de como certas dinâmicas e noções de projeto nacional são transpostas para outros suportes de comunicação.  

A série de trabalhos de Érica Ferrari, intitulada Estratigrafia, parte de pesquisa acerca das camadas históricas dos Palácios Nacionais, dos quais destacam-se aqueles que guardam passagens de luta e violência e que funcionam atualmente como museus ou espaços culturais. 

A exposição Eurídice, de Laila Terra, é composta por seis gravuras serigráficas impressas em chapas de aço galvanizado com tinta tipográfica. As serigrafias contêm uma simplicidade em sua composição, tendo como base principal a pesquisa na construção cromática. As gravuras são compostas por quadrados em linha, sem variação na forma e no espaço. 

Marcelo Amorim apresenta, em Ventriloquia, uma série de desenhos feitos em grandes dimensões com tinta acrílica e aquarela sobre papel. As imagens são apropriadas de uma coleção de livros didáticos antigos que o artista compra em lojas de artigos de segunda mão. 

O trabalho Perception is Wild (A percepção é selvagem), da artista portuguesa residente no Brasil Luísa Mota consiste de uma instalação composta de esculturas, imagens, vídeos e pessoas físicas existindo no espaço e o transformando diariamente. O espaço expositivo é apresentado como espaço existencial e performático onde o espectador se imerge no universo imaginário da artista. 

Já Victor Leguy se apropria de elementos como fotos, vídeos, textos e outros arquivos que já possuem um pré-significado para compor a instalação Planos em Secção, cujo projeto foi pensado durante uma residência artística na Finlândia. 

Performances

A exposição Perception is Wild (A percepção é selvagem), de Luísa Mota, inclui também performances dos artistas Juliane Elting e Tiago Fiorovante durante o período em cartaz. Veja as datas:

Julho

16 de julho, quarta-feira, das 13h às 15h
19 de julho, sábado, das 13h às 15h
22 de julho, terça-feira, das 13h às 15h
29 de julho, terça-feira, das 14h às 16h

Agosto e setembro

07 de agosto, quinta-feira, das 14h às 16h
13 de agosto, quarta-feira, das 15h às 17h
14 de agosto, quinta-feira, das 15h às 17h
16 de agosto, sábado, das 13h30 às 15h30
26 de agosto, terça-feira, das 10h30 às 12h30
29 de agosto, quinta-feira, das 10h30 às 12h30
03 de setembro, quarta-feira, das 14h às 16h
05 de setembro (finissage), sexta-feira, das 16h às 18h


Sobre a Temporada de Projetos

Ação pioneira no Brasil, criada em 1997, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já alçou ao cenário cultural mais de uma centena de profissionais, entre artistas, curadores e críticos, contabilizando mais de cinquenta exposições.

O programa tem como objetivo o fomento às manifestações artísticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Além de promover a produção artística por parte dos selecionados, o Programa ainda incentiva a reflexão teórica, já que cada projeto recebe uma apreciação crítica por um especialista convidado.

3ª e 4ª Temporada de Projetos 2014

Abertura 7 de julho de 2014, 19h

** No mesmo dia, haverá a abertura da mostra “Um Cais para Nino: a imagem na imagem”, de Nino Cais.

Até 10 de setembro de 2014
Grátis | Livre

Detalhe da obra Luhanka (2013), de Victor Leguy

Detalhe de obra da série Estratigrafia - Palácios, de Erica Ferrari

Detalhe da obra E assim deixará de ser o bobo (2013), de Marcelo Amorim
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms