Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

A musa do subsolo

Programação especial da Semana de Museus

VISITAÇÃO
18 de maio, sábado, às 20h
Conversa com Leandro Oliveira às 19h
Evento gratuito e aberto ao público
O filósofo francês Jean-Jacques Rousseau criou o que alguns historiadores consideram o primeiro melodrama da história, a peça Pygmalion, em 1762. A tentativa de recriar, em termos contemporâneos, o gesto de Rousseau é a proposta em A musa do subsolo, peça inédita composta pelo músico Leandro Oliveira com exclusividade para o Paço das Artes.

O concerto será executado por músicos integrantes da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e conta com a participação da cantora Gabriela Geluda e da solista Simone Iliescu. A peça é baseada no mito de Pigmaleão, um clássico da mitologia grega, e contada através da voz de seu personagem feminino, a estátua Galatéia.

“O objetivo é estabelecer um diálogo irônico e estimulante sobre a arte contemporânea, o artista e a sociedade”, explica Oliveira. A obra é composta especialmente para a ocasião e planejada para um quinteto musical, cantor, ator e mímico. O texto é baseado em fragmentos de cartas e escritos de Rainer Maria Rilke, Marina Abramovic, Alma Mahler, entre outros, e livremente adaptado pelo poeta Érico Nogueira.

Como obra inédita e original, A musa do subsolo aproveita o Paço das Artes como um espaço de criação e vanguarda, como o cenário da própria mente do artista – ou, talvez, da obra de arte.

O concerto, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 18, sábado, às 20h. Na mesma data, às 19h, Leandro Oliveira conversa com o público sobre as referências estéticas e históricas que foram utilizadas na construção do texto.

Sobre os participantes:

Grabiela Geluda é graduada em Canto Lírico pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Música Antiga pela Guildhall School of Music and Drama de Londres (Inglaterra). Há 18 anos trabalha com a compositora Jocy de Oliveira como soprano solo, no Brasil e no exterior, de óperas como Illud Tempus, As Malibrans, Kseni, A Estrangeira, entre outras. Recentemente participou do espetáculo On the Beach, recriação da opera Einstein on the Beach de Robert Wilson e Philip Glass e apresentada no Baryshnikov Art Centre de Nova York (EUA), sob supervisão do próprio Bob Wilson.

Leandro Oliveira atua como compositor, diretor musical, pianista e regente. Trabalhou na direção artística da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) coordenando programas de TV e rádio (TV Cultura), o I e o II Concurso de Regência Orquestral, entre outros projetos. Atualmente é palestrante da série de encontros Falando de Música, onde explica para o público, antes de cada concerto, as referências estéticas e históricas do programa a ser executado.

Simone Iliescu começou a fazer teatro em 1987, no Teatro Vento Forte, trabalhando no grupo até 1992. Em 1997, é graduada pela Escola Superior de Artes Celia Helena. Possui incursões, principalmente, no teatro e no cinema, no Brasil e no exterior. Participou de espetáculos como O balcão, de Jean Genet, O jogo de todas as coisas que há, de André Sant’anna, Viagem ao centro do círculo, em Portugal, entre outros. No cinema, protagonizou os filmes O homem mau dorme bem, Corpo presente, participou do elenco do filme Bruna surfistinha, de Marcus Baldini, entre outros projetos.

A MUSA DO SUBSOLO
18 de maio, sábado, às 20h
Conversa com Leandro Oliveira às 19h
Evento gratuito e aberto ao público

A cantora Gabriela Geluda interpreta a personagem Galatéia (foto: divulgação)
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms