Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Evento

A mulher negra no museu

Mês da Consciência Negra

VISITAÇÃO
19 de novembro de 2014, 14h
Inscrições educativo@pacodasartes.org.br | (11) 3814-4832
Grátis | Livre
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Paço das Artes convida o Núcleo de Consciência Negra (NCN), entidade sem fins lucrativos e autônoma do movimento negro, para conversar com o público sobre o tema “ A mulher negra no museu”.

A atividade acontece no dia 19 de novembro de 2014, às 14h, no Espaço do Triângulo. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo telefone (11) 3814-4832 ou e-mail educativo@pacodasartes.org.br . Atividade gratuita. Foram abertas 40 vagas.

Os ministrantes propõem uma análise de exposições que evidenciam o museu como espaço de construção e narrativas, sobretudo de “Chica da Silva: Sete pecados e duas virtudes”, apresentada na Casa da Chica em Diamantina/ MG. Nesta perspectiva, problematiza-se a exposição em função desta endossar um imaginário mítico no tocante a referida personagem histórica, principalmente por constituir-se como narrativa que se alicerceia na perspectiva de enaltecer a figura dessa mulher em uma conotação hipersexualizada, objetificada e destituída da própria agência histórica.

Crer na construção de outro olhar, que corrobore com outras perspectivas de compreensão da trajetória de Chica e demais mulheres negras, significa estar ciente de que as “belas telas” expostas produzem uma abstração do massacre cometido às mulheres africanas e afrodescendentes, não permitindo que a história de Chica seja compreendida pela complexidade que possui. Refletir sobre o papel social do museu como um importante ator na desconstrução de imaginários oficiais e na perspectiva de uma sociedade mais equânime.

Sobre o ministrante

O Núcleo de Consciência Negra (NCN) é uma entidade sem fins lucrativos e autônoma do movimento negro, que tem como objetivo a luta contra o racismo, o preconceito e todas as formas de discriminação (racial, sexual etc). Fundado em 1987, a partir da iniciativa de funcionários, estudantes e professores da USP, o NCN, além de atuar em várias instâncias do movimento negro, desenvolve diversos projetos educacionais e sociais. Nesta palestra o Núcleo de Consciência Negra será representado por Thais Fernanda A. Avelar (Mestranda em Museologia e Gestão Patrimonial/ USP, pesquisadora das questões referentes ao acesso aos espaços museológicos pela ótica da identidade cultural. Militante do movimento negro, bem como do Núcleo de Consciência Negra na USP).

A mulher negra no museu
14 de novembro de 2014, 14h
Inscrições educativo@pacodasartes.org.br | (11) 3814-4832
Grátis | Livre
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms