Busca
Procure por artistas,
obras ou exposições
Paço das Artes
Av. Europa 158
Jardim Europa
CEP 01449-000
São Paulo/SP, Brasil
T 11 2117 4777 r. 413/414

Palestra

Etnia Guarani Mbya no Município de São Paulo e seus Territórios

ABERTURA
27 junho, 2015 - 14h00
VISITAÇÃO
27 de junho de 2015
14h às 17h | Grátis
CURADORIA
-
Em diálogo com as exposições “A queda do céu” e “Cruzeiro do Sul”, o Paço das Artes promove a palestra “Guarani Mbya no Município de São Paulo e seus Territórios” no dia 27 de junho de 2015, às 14h, na Sala do Triângulo. A entrada é gratuita.

Para esta mesa-redonda, a instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo convida as lideranças guarani Cacique Ari, Jera Guarani e Lucas Keese dos Santos para conversar sobre o histórico das aldeias do Município de São Paulo, desenvolvimento da cultura nestes locais, a situação atual das questões de demarcação dessas áreas, ação em retomadas das terras tradicionais, significados de continuar lutando pelo modo guarani (Nhande Reko), entre outras questões. 

Jera Guarani, professora desde 1997 na aldeia Tenonde Porã, aparece em depoimento no vídeo “O artista como bandeirante “ (2014), de Maria Thereza Alves, que está na exposição “A queda do céu”, com curadoria de Moacir dos Anjos. Na obra, Jera se posiciona criticamente a uma formulação presente no ensaio "Novos Bandeirantes", de Alexandre Allard, publicado no catálogo da exposição "Feito por Brasileiros", realizada no Hospital Matarazzo em São Paulo.

Após a palestra, haverá a apresentação do rap “A todo povo de luta”, música criada a partir do envolvimento do professor guarani Valcenir Karai junto aos jovens alunos --especialmente Everton Tupain-- na luta pela terra. 

Saiba mais sobre os palestrantes:

Jera Guarani
Professora guarani desde 1997 na aldeia Tenonde Porã, cursou licenciatura em pedagogia para educação indígena na USP 2005 á 2008. Faz parte da liderança interna na aldeia Tenonde Porã desde 2007 e tem experiência na atuação em projetos de fortalecimento cultural guarani.

Cacique Ari
Morador e Cacique da aldeia Itakupe, filho de Joaquim Augusto Martins, fundador do território Jaraguá, conhecedor profundo do modo simples e correto de viver com a natureza. Faz um trabalho precioso de continuidade do conhecimento guarani, como aquele referente ao plantio de sementes tradicionais. Contador de histórias, astuto no conhecimento de confecção de armadilhas tradicionais, e artesão com muita habilidade.

Lucas Keese dos Santos 
Formado em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, e mestrando em Antropologia Social nessa mesma universidade. Desde 2009 tem atuado no Centro de Trabalho Indigenista (CTI) por meio de diversos projetos de fortalecimento cultural e defesa dos direitos territoriais dos Guarani do sul e sudeste do Brasil.

SERVIÇO
Palestra sobre Guarani Mbya no Município de São Paulo e seus Territórios
Palestrantes: Jera - Guarani, Cacique Ari e Lucas Keese dos Santos 
Abertura: 27 de junho de 2015 >> sábado >> 14h às 17h

Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP; tel.: (11) 3814-4832 | 3815-4895
Horários: Quartas a sextas-feiras >> 10h às 19h; sábado e domingo>> 11h às 18h

Jera Guarani em vídeo de Maria Thereza Alves, que está na exposição "A queda do céu"
REALIZAÇÃO

Realização
Fale Conosco | Mapa do Site | Ouvidoria | Transparência | Trabalhe Conosco Design ps.2 | Tecnologia ps.2wcms